Libertem a Prisão!!

 O Presídio é uma parte significativa da história e vivência da Trafaria, vila do concelho de Almada. Abandonado há mais de uma década, algumas pessoas têm tentado ali projectar uma intervenção cultural. A Prisão podia dentro dos seus muros receber diferentes grupos que contribuíriam para o desenvolvimento social, cultural e económico da região. É este, grosso modo, o ponto de partida da Associação Ensaios e Diálogos em colaboração com a Câmara Municipal de Almada. Neste processo foi organizado na segunda semana de Junho um acampamento que juntou colectivos da região com criativos dum colectivo amigo Alemão.

Durante a semana do HALLO! PLATAFORMA Camp o edifício dos bombeiros da Trafaria encheu-se de Alemães que foram ali dormir. Durante o dia, os encontros aconteciam com discussões, construções e entrevistas. A associação Canto do Curió participou com a Joana Trindade e o João Cão a fazerem intervenções no território. Nos arredores da Prisão entrevistaram pessoas e descobriram um pouco sobre práticas dos Trafarienses com alguns destes estrangeiros e outros habitantes dali. Este processo é coisa para demorar tempo e vai continuar em Outubro deste ano.

O sábado, dia 18 de Junho foi o dia aberto da prisão em que culminou o trabalho dessa semana. Entre outras coisas, desfilou pela cidade uma grande escada para ultrapassar todos os muros. Será que a Prisão pode ser convertida em espaço de liberdade?